Existem vários paradigmas sobre o lucro. Sociologicamente falando ele é um vilão a quem se opõe ao capitalismo. Religiosamente falando, no país do cristianismo, chega a ser quase um pecado. No romantismo do marketing é uma consequência. Na pratica, é um objeto de desejo.
Há pouco tempo atrás, lucro chegava a ser um palavrão. Quando da guerra fria, onde muito se discutia sobre dois modelos econômicos que dividiam o mundo em dois polos em pé de guerra, o mundo capitalista liderado pelos Estados Unidos e o Socialismo liderado pela extinta União Soviética, "lucro" carregava um peso de diversas correntes de pensamento, tanto social, religioso, da eterna disputa de classes, trabalhador x empregador etc.
Em uma visão cristã distorcida, lucro remetia a ideia de riqueza, onde o reino dos céus só poderia ser habitado de preferência pelos pobres e miseráveis. Então ser rico, lucrar em cima do outro era pecado. Do ponto de vista politico, o lucro era para o empresário sangue suga, que enriquecia em cima do suor do trabalhador, oprimido e mau pago, que não tinha direito a nada e vivia na lei da chibata. O lucro então era capitalista, era mal. Lembremos, paradoxalmente, o socialismo também era mal, pois havia uma propaganda religiosa em cima desse modelo político-econômico que não era cristão. Todo e qualquer empresário vivia um dilema desgraçado referente ao Lucro.
Hoje em dia existe uma corrente mais moderna, sem tantos estigmas, mas que também pejora o lucro, de forma interessante, surge dentro do meio das ciências da administração e do marketing. Classifico como uma corrente romântica que diz que o lucro é consequência de uma entrega amorosa ao negocio, entregando ao cliente um produto/serviço de qualidade, que vem superar expectativas e por isso se destacar perante os concorrentes. Essa corrente é lícita, bonita aos olhos dos pensadores, mas na prática do pouco capital para investimento, do orçamento apertado e do pequeno empresário, pode ser uma ilusão, um risco grande a comprometer um negocio de quem não possui grandes margens para erros, nem capital para financiar sonhos de "princesa adormecida".
O Lucro deve ser visto pelo pequeno empreendedor como ponto de partida de seu negocio, um dos pilares ao qual ele ira levantar seu empreendimento, tornar seu sonho realidade, pois será o lucro quem irá financiar a realização desse sonho e principalmente a sua existência. De nada vai adiantar ele investir em um negocio por amar realizar aquele serviço, se o mesmo não possui mercado, não agrega valor ao seu produto/serviço. Será um investimento fadado ao fracasso. Em busca do lucro o empreendedor deverá otimizar seu negocio, trabalhar questões como qualidade, inovação, atendimento, preço, agregar valor, superar expectativas, diferenciar-se dos concorrentes e ter sua grande recompensa, o lucro. Ele só alcançará o sucesso trabalhando todas essas questões, mas não me venha com o romantismo que mais vale usufruir do sucesso pobre que usufruir do sucesso rico, em condições de almejar novos negocios e investimentos, realizar novos sonhos e fazer a roda girar patrocinado pelo lucro.
Cientificamente falando, o lucro é base de qualquer negocio, mesmo que seja sem fins lucrativos, mas ele devera financiar as atividades da empresa ou instituição, caso contrário nenhum negocio sobrevive. Fica a dica, principalmente para o pequeno empreendedor: dê ao lucro a real importância que ele tem e ele te retornará seu verdadeiro valor.
Bacharel em Administração de Empresas
MBA em Gestão Empresarial
Bom dia Paulo,
ResponderExcluirTudo bem?
Meu nome é Bruna e sou repórter da Revista Dom 7, de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Lançamos em setembro um novo produto: a revista Atitude Empreendedora, cujo conteúdo é voltado à área empresarial com ênfase no conhecimento e aperfeiçoamento de líderes empreendedores e intraempreendedores. A intenção é abordar assuntos como liderança, motivação, marketing, vendas, organização (tempo e espaço), marketing pessoal, criatividade e cases de sucesso. Para isso, nosso espaço é dividido entre reportagens elaboradas por mim e uma série de artigos pertinentes à área.
Desta forma, gostaria de saber se há a possibilidade de publicarmos artigos seus – com os devidos créditos, é claro – em algumas de nossas edições, esporadicamente.
O único detalhe é que não oferecemos remuneração pelas publicações, já que não exigimos a produção de artigos exclusivos e consideramos como contrapartida a divulgação do trabalho do colunista pelas principais cidades do Estado.
Abaixo, algumas informações sobre a revista.
Atitude Empreendedora
Lançamento: Setembro 2012
Tiragem: 8 mil exemplares
Circulação: Principais cidades catarinenses, com ênfase nas que são sede de importantes indústrias e empresas em geral, além do norte do Estado e do Vale do Itapocu.
Formato da Revista: 26,6 x 20,2cm com lomba quadrada.
Número de páginas: 72
Site: www.revistaatitude.com.br
Aguardo retorno para definirmos os detalhes, caso seja de seu interesse.
Tenha uma ótima quarta-feira, e muito obrigada pela sua atenção!
Atenciosamente,
Bruna Borgheti
(47) 9209-1009
Revista Atitude Empreendedora
Ok Bruna, me mande seu email para podermos acertar os detalhes. o meu é pauloandreaguiar@ig.com.br
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