Empresas, empreendimentos, negocios, administração de empresas e midia digital.

Paulo Andre Conrado Aguiar: Cuidado para não entrar na roda do cachorro doido

Compartilhe

Translate

Pesquisar este blog

IDEP

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Cuidado para não entrar na roda do cachorro doido



Sabe aquele cachorro que vive correndo atrás do próprio rabo, pois é dele que estou falando. Se você pretender empreender deve evitar se tornar um cachorro doido.

O melhor perfil de empreendedor que conheço é jovem, solteiro, capacitado e com sonhos em potencial. Esse tem disposição de sobra, possui uma irresponsabilidade saudável, tempo, foco e o principal podem arriscar sem maiores preocupações. Ao arriscar o pior que pode acontecer é receber o colo da mãe e do pai, passar privações que a idade ajuda a superar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Tomar de lição o tombo. A outra opção é acertar e construir uma base solida pro seu negocio.


À medida que o tempo passa o risco aumenta em consequências. Ao passar o tempo as contas aumentam, a disposição diminui, adquire-se compromissos, relacionamentos, filhos, casa e tudo mais. Empreitadas que quando solteiro se enfrentava por esporte, agora são inviáveis, os riscos não são mais pessoais, mas familiares. Ao pensar em um investimento, você ira pondera em comprometer a qualidade de vida de sua família, os estudos dos filhos, os poucos momentos de laser, a hipoteca da casa, o carro novo, é uma montanha de questionamentos. Além do mais, em quando solteiro basta você se convencer que o negocio dava certo e pronto. Agora não, além de se convencer, tem que convencer o companheiro (a), os filhos, o papagaio e o periquito. Só em pensar nessa trabalheira toda você desiste e decide se manter na eterna dependência do emprego. Pois é, sinto te contar, entrou na corrida do cachorro doido, correndo em círculos. 

Não sai do emprego por que tem medo, algo lhe paralisa. Tem vontade de sair e se tornar independente, mandar aquele chefe chato ir “catar coquinhos”, mas esta na corrida do cachorro doido, correndo atrás das metas para manter seu emprego e pagar suas contas. É um ciclo vicioso que depois que se entra é difícil sair. 

A dica é: antes de tudo e mais nada, conheça-se. Se for arriscar, faça o quanto antes, isso ajuda a se conhecer, a aprender com os erros e firmar-se na vida. Mas se já está na corrida do cachorro doido e quer sair, conheça-se. Tem perfil de empreendedor? Se tiver saia o quanto antes, mas se programe para tal decisão, planeje-se e reduza ao máximo os riscos. No entanto fique certo de uma coisa, o risco sempre vai existir e você tem que ter estômago para lidar com ele.  Além do mais a cada dia que passa, seu risco de ser demitido no emprego aumenta, pois diminui seu potencial aos olhos da empresa.  A vida tá cheia de riscos, então decida como quer viver.

Paulo André Conrado Aguiar
Bacharel em Administração de Empresas
MBA em Gestão Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário