Empresas, empreendimentos, negocios, administração de empresas e midia digital.

Paulo Andre Conrado Aguiar: O empreendedor faz tudo

Compartilhe

Translate

Pesquisar este blog

IDEP

domingo, 25 de novembro de 2012

O empreendedor faz tudo

Preste atenção, uma das maiores reclamações dos pequenos empreendedores é que não tem tempo para nada, pois faz tudo.

Essa reclamação é pertinente e vai de encontro àquela ideia de quem vai colocar seu negocio pra trabalhar menos. Para quem está começando, principalmente o pequeno empreendedor, se faz necessário assumir varias funções no negocio em vista da redução de custos. Essa situação em meu ponto de vista tem pontos positivos e negativos que valem ser observados.



Como aprendizado é uma excelente forma do empreendedor ter uma compreensão do negocio como todo. Ele vai assumir diversas funções e vai aprender com seus erros, vai ter que ir atrás do que não sabe e procurar conhecimentos pra suprir suas necessidades. Ao saber que todo pequeno empreendedor vai passar por essa situação, indico, antes de colocar o negocio, procurar o máximo de informações e conhecimento possíveis a fim de diminuir os erros no negocio, já que como dinheiro é um problema, geralmente erro em negócios é sinônimo de perda de dinheiro.

Como pontos negativos enumero a queda na qualidade de vida, no rendimento profissional, nos erros convertidos em prejuízo financeiro e burocratização do negocio caindo a agilidade do mesmo. O pequeno empreendedor que absorve várias funções raramente tem tempo para família e lazer, quem dirá para hábitos saudáveis de qualidade de vida. Seu rendimento com certeza vai cai com o tempo e vai deixar de fazer o que faz com excelência para fazer um pouco de cada, vai perder o foco. Erros para pequenos empreendedores são revertidos em prejuízos financeiros, que muitas vezes podem comprometer o orçamento do negocio. Geralmente o que faz do pequeno negocio ser diferenciado é a proximidade com o cliente e agilidade na realização do serviço ou venda do produto. Essas são características que devem ser priorizadas e devem ser trabalhadas para não se perder em meio ao crescimento do negocio.

O pequeno empreendedor deve ter em mente que essa situação deve ser passageira. Que à medida que o negocio vá crescendo ele deve cercar-se de bons profissionais, se possível melhores que ele mesmo. Deve estar preparado a delegar funções e tarefas para que o negocio flua sem perda de qualidade, proximidade com o cliente, agilidade e principalmente sem perder o foco e o lucro.

Bacharel em Administração de Empresas
MBA Gestão Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário