Empresas, empreendimentos, negocios, administração de empresas e midia digital.

Paulo Andre Conrado Aguiar: O empreendedor e a falta de capital para investimento

Compartilhe

Translate

Pesquisar este blog

IDEP

domingo, 25 de novembro de 2012

O empreendedor e a falta de capital para investimento

Dentre as maiores causas citadas na hora de responsabilizar uma ideia que não saiu do papel, o candidato a empreendedor usa como desculpa a falta de capital para investimento. Esse é um obstáculo a ser superado por 90% dos empreendedores, é uma grande oportunidade de aprendizado e um teste para o sucesso.
O empreendedor que se depara com a falta de capital para investimento se vê em meio a uma situação que pode comprometer seu sonho de realização. Essa situação força ele a trabalhar sua mente a fim de superar os obstáculos, usando de criatividade. Ele se vê forçado a estudar o mercado, descobrir soluções mais enxutas para seu negocio, começar pequeno e aprender com os erros. Esse aprendizado vai fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso em cenários adversos ao longo da vida empresarial.


Além do mais, empreendedor de verdade gosta de desafios. Utiliza esses desafios como fator motivacional de superação. Afiar a mente a trabalhar em situações adversas é característica de bons empreendedores. Ele não se permite desistir pelo simples fato de não possuir capital a ser investido, mas procura soluções plausíveis para resolver o impasse.
Varias são as possibilidades em se adquirir recursos para investimentos. Começar pequeno, com um negocio enxuto é uma solução. Acumular capital realizando serviços profissionais que só dependem do trabalho individual é outro. Alavancar o negocio com capital de terceiros, utilizando o tempo e o credito para isso é outra possibilidade. Encontrar investidores ou se cadastrar em programas de fomentação de negócios regionais por parte do governo é outro. Vale ressaltar que esses programas de fomentação de negócios funcionam como um concurso onde o vencedor leva o capital de investimento e o governo é que corre o risco, pois se o negocio quebrar o prejuízo é do governo. O empreendedor leva consigo a experiência do acontecido. A ultima opção, não aconselhável, é o empréstimo bancário, o primeiro passo para o negocio dar errado.
Por fim, utilizar como desculpa a falta de capital para investimento, não faz parte da cartilha do verdadeiro empreendedor. O empreendedor de verdade supera seus desafios, procura o conhecimento como principal arma e desbrava o desconhecido a procura de suas realizações.
Bacharel em Administração de empresas
MBA em Gestão Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário