Empresas, empreendimentos, negocios, administração de empresas e midia digital.

Paulo Andre Conrado Aguiar: O paradigma da economia em escala

Compartilhe

Translate

Pesquisar este blog

IDEP

domingo, 13 de janeiro de 2013

O paradigma da economia em escala

Economia em escala

 Só para os grandes

Advindo da revolução industrial, onde as empresas aprenderam que poderiam produzir muito, reduzir sua margem de lucro, e ganhar na quantidade, foi assim que o ganho em escala virou um paradigma no mundo empresarial. Tornar os produtos acessíveis, para aumentar as vendas e ganhar na quantidade, muitas empresas ainda trabalham assim, principalmente as grandes, porém para os pequenos utilizarem dessa estratégia, eu não aconselho.


Nas universidades a teoria apresenta estudos sobre grandes corporações, estratégias utilizadas por gigantes, é um mundo onde raramente se consegue um ROI de dois dígitos. A realidade a grande maioria das empresas brasileiras, que é composta por pequenas empresas, é outra totalmente diferente nessa questão. Se uma pequena empresa for trabalhar com objetivos de retorno sobre o investimento de dois dígitos, não sobrevive nem ao primeiro mês, visto que os investimentos dos pequenos, como o nome esta dizendo, são pequenos. Um retorno pequeno sobre um investimento pequeno é praticamente nada. 

Isso pode parecer logico, simples. Mas na administração, aprendemos que o logico nem sempre está no racional, que o obvio geralmente mantem-se escondido, que o simples normalmente é subestimado. Se pegarmos as grandes ideias dos empreendedores, elas geralmente vêm sucedidas por uma frase: “mas é tão obvio, tá na cara, por que não pensei nisso antes?”. O sucesso no mundo dos negócios esta em antecipar-se a essa frase. A grande ideia é tornar a vida das pessoas mais simples, mais pratica. Agregar valor não é complicar um produto ou serviço, é sim torna-lo o mais simples possível atendendo a tudo que se propõe. 

Quanto à estratégia a ser adotada pelos pequenos, acredito na especialização, na qualidade e na cobrança de um preço justo. Para se utilizar de uma estratégia de escala precisa-se de capital de investimento, caso contrario entra-se em uma sinuca de bico. Quantidade não é qualidade, o consumidor hoje em dia, cada vez mais procura por personalização, especialização e simplicidade. Muitos dos grandes estão fazendo o caminho inverso, se for crescer nunca perca a qualidade.

Paulo André Conrado Aguiar
Bacharel em Administração de Empresas
MBA Gestão Empresarial
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário