Economia em escala
Só para os grandes
Advindo da revolução industrial, onde as empresas aprenderam
que poderiam produzir muito, reduzir sua margem de lucro, e ganhar na
quantidade, foi assim que o ganho em escala virou um paradigma no mundo
empresarial. Tornar os produtos acessíveis, para aumentar as vendas e ganhar na
quantidade, muitas empresas ainda trabalham assim, principalmente as grandes,
porém para os pequenos utilizarem dessa estratégia, eu não aconselho.
Nas universidades a teoria apresenta estudos sobre grandes
corporações, estratégias utilizadas por gigantes, é um mundo onde raramente se
consegue um ROI de dois dígitos. A realidade a grande maioria das empresas
brasileiras, que é composta por pequenas empresas, é outra totalmente diferente
nessa questão. Se uma pequena empresa for trabalhar com objetivos de retorno
sobre o investimento de dois dígitos, não sobrevive nem ao primeiro mês, visto
que os investimentos dos pequenos, como o nome esta dizendo, são pequenos. Um
retorno pequeno sobre um investimento pequeno é praticamente nada.
Isso pode parecer logico, simples. Mas na administração,
aprendemos que o logico nem sempre está no racional, que o obvio geralmente
mantem-se escondido, que o simples normalmente é subestimado. Se pegarmos as
grandes ideias dos empreendedores, elas geralmente vêm sucedidas por uma frase:
“mas é tão obvio, tá na cara, por que não pensei nisso antes?”. O sucesso no
mundo dos negócios esta em antecipar-se a essa frase. A grande ideia é tornar a
vida das pessoas mais simples, mais pratica. Agregar valor não é complicar um
produto ou serviço, é sim torna-lo o mais simples possível atendendo a tudo que
se propõe.
Quanto à estratégia a ser adotada pelos pequenos, acredito
na especialização, na qualidade e na cobrança de um preço justo. Para se utilizar
de uma estratégia de escala precisa-se de capital de investimento, caso
contrario entra-se em uma sinuca de bico. Quantidade não é qualidade, o
consumidor hoje em dia, cada vez mais procura por personalização,
especialização e simplicidade. Muitos dos grandes estão fazendo o caminho
inverso, se for crescer nunca perca a qualidade.
Paulo André Conrado Aguiar
Bacharel em Administração de Empresas
MBA Gestão Empresarial
Nenhum comentário:
Postar um comentário