Empresas, empreendimentos, negocios, administração de empresas e midia digital.

Paulo Andre Conrado Aguiar: Bons Negocios

Compartilhe

Translate

Pesquisar este blog

IDEP

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Bons Negocios

Bons negocios


Para financiar qualidade de vida

 

Primeiramente vamos definir negócios, como sendo aquela organização, aquele empreendimento que vai realizar seu sonho. Defino bons negócios aquele que atende a algumas especificações como: menor custo de investimento, menor imobilizado, maior retorno sobre investimento, alta margem de lucro, que atende os anseios do empresário, que proporciona qualidade de vida.

Se não vejamos, menor custo de investimento é você conseguir montar seu empreendimento com o menor capital possível sem comprometer qualidade de produtos e serviços, qualidade de atendimento, qualidade logística e qualidade no trabalho. Isso se consegue, além do tipo de negocio, se aprofundando, pesquisando, procurando soluções criativas e com alto retorno. Lembre-se que muitas vezes o barato pode sair caro, então, redução de custos não é comprometer a qualidade produtiva de sua empresa, mas sim investir com inteligência.

Com relação ao imobilizado é uma relação logica. Quanto menos imobilizado for necessário, mais capital disponível você terá, menos depreciação e consequentemente uma melhor desempenho no seu balanço de patrimônio com relação ao disponível. Poderá realizar negócios com uma maior flexibilidade e não perderá lucros por falta de capital para investimento.

Acredito que o ROI (retorno sobre o capital investido) é um dos maiores paradigmas da administração. Um sonho de consumo só não maior que o LL (lucro líquido). Ele pode ser utilizado como referencia em analise de eficiência da empresa, pois quanto maior for o retorno sobre o investimento mais a empresas esta rendendo, esta otimizada, tendo por base outras empresas do setor. Quem não gostaria de investir pouco e ter lucros surpreendentes. O setor de serviços que o diga, pois acredito que seja onde se encontra os maiores índices nesse quesito. Comercializar serviços especializados baseados em conhecimento não tem custos (poucos, onde o principal é o capital de conhecimento), além de também não ter preço, o preço é do tamanho da necessidade do consumidor.

A alta margem de lucros depende muito do tipo de negocio, isso também se consegue com maior facilidade no setor de serviços, não desprezando os setores produtivos, sendo que nesse ultimo exige geralmente muito investimento em imobilizado. Para os pequenos vai uma dica, não adianta espelhar-se nos grandes a esse respeito. Reduza seus custos como menor, e pratique preços similares aos grandes, dependendo de outros fatores, como qualidade nos serviços e atendimento etc. Otimize sua estrutura reduzida e especialize-se em seu publico alvo.

Atender aos anseios do empresário é outro fator relevante. De nada adianta você estar em um negocio que não lhe traga satisfação. Motivação é essencial na vida, senão tudo perde o sentido, paralisa, morre. Então um negócio a principio deve estar dentro do gosto do empreendedor, deve atender seus anseios em vários sentidos, atingindo seus objetivos como empresas e de conquistas profissionais.

Qualidade de vida: é para isso que se trabalha. Em primeira mão para atender as necessidades do ser humano, onde podemos observar na pirâmide de Maslow essas necessidades vão subindo, até chegarem ao que se conhece hoje como qualidade de vida. Sua definição depende do que você concebe por qualidade de vida, o que você espera que seu empreendimento lhe financie, mas esse é o objetivo de qualquer negocio.

Paulo André Conrado Aguiar

Bacharel em Administração de Empresas

MBA Gestão Empresarial


Nenhum comentário:

Postar um comentário